quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Sujeito quem?

Muita gente ainda não sabe usar vírgula.

Um dos Gatos com J mais comuns é separar sujeito do predicado com vírgula.

Os alunos, se esqueceram de entregar o trabalho a tempo.

Olhando assim, vocês possivelmente exclamarão:

- Mas não é possível!

A língua, meus caros, tem suas armadilhas.

Quem nunca cometeu infrações de trânsito em toda a vida, merece um prêmio.

Quanto maior o sujeito, maior a chance de cair uma vírgula no lugar errado. E sujeitos-quem são mestres em induzir a pessoa ao erro.

Isso porque normalmente um sujeito-quem pode vir cheio de penduricalhos, como no exemplo que dei acima. A leitura da frase também sugere uma 'pausa' que faz a mão coçar para enfiar a maldita vírgula.

O assunto não se esgota aqui. Mas vamos combinar: sujeitos-quem, assim como todos os outros, não pedem vírgula antes do predicado.

Um comentário:

Danielle disse...

Vou justificar como eu usaria a vírgula. Retomemos o período:

"Quem nunca cometeu infrações de trânsito em toda a vida, merece um prêmio."

À primeira vista, julguei que a primeira oração [Quem nunca cometeu infrações de trânsito em toda a vida] fosse uma oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apesar de ser 'virgulada' - o q é característica de uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

Numa visão mais apurada, tomei juízo e observei que a segunda oração nos dá a resposta [merece um prêmio]. Por ser a Oração Principal e não possuir sujeito, a oração junto a ela a complementará. Logo, a primeira oração [Quem nunca cometeu infrações de trânsito em toda a vida] é oração subordinada substantiva subjetiva.

A vírgula separaria as orações q estão invertidas. Eu pelo menos acredito que a OP deva vir antes, sue lugar é no começo do período.