segunda-feira, 12 de maio de 2008

A final do Soletrando

Deu o que eu esperava: o mineiro Eder, a paranaense Thafne e mais um - no caso, a Amanda, de Friburgo.

Ao que tudo indica, teremos no dia 31 de maio um repeteco do que aconteceu no último sábado: a amapense Auricélia caiu logo no começo, e o embate entre o cearense João Bryan e a Thafne se arrastou até a 12ª rodada, quando um ebdomadário desclassificou o menino. E eles soletraram pedreiras como joões-de-barro, aquiescência, ojeriza, linguodental, interlingüístico e esquizofrênico - palavra que deu a vitória à paranaense.

A Amanda pode até surpreender. O nervosismo dela ameaça derrubá-la, e, dos finalistas, ela é quem me passa menos firmeza. Tomara que eu esteja errado e ela ganhe, mas creio que veremos um pingue-pongue de tirar o fôlego entre Minas e Paraná, com evidente favoritismo da Thafne.

Tenho certeza de que pintará uma torcida nacional para o Eder. O menino, de família humildíssima, do Vale do Jequitinhonha, dependedora do Bolsa Família, ainda me soltou na apresentação, semanas atrás, provar que 'o Vale também tem gente de valor'.

Aí o público vai ao site dos perfis dos participantes e lê que a Thafne, aluna de um colégio militar, gosta de ver vídeos na Internet e sonha em ir para a Austrália. Vê, em seguida, que o Eder quer se formar em Economia e ajudar a família.

Nada de paixões. O Eder pode ganhar? Pode. A Thafne pode perder? Pode. Tudo vai depender do nervosismo dos dois e da capacidade de absorver palavras. Está mais que provado que a grande maioria dos que passaram à semifinal caiu por desconhecer o vocabulário. Gramática e ortografia, a maioria sabe.

O ruim é ter que esperar até o fim do mês.

3 comentários:

Tatiane Conceição Vergueiro disse...

Sobre a final: indignação!
Todos em casa ficaram bravos com dois episódios ocorridos durante a final do programa "Soletrando". No primeiro, o candidato Éder pronuncia uma das frases de forma extremamente confusa (a TV chega a mostrar o "T" ao invés do "D"). Mesmo assim, ele passou para a rodada seguinte, sem questionamentos. Rodadas adiante, a candidata Thafne questiona a pronúncia de um dos termos por parte do apresentador Luciano Huck, que não admite o seu erro. Lamentável. Por tudo isso, acredito que a Thafne deveria ter sido a campeã do Soletrando.

Guinada ao norte....consegui disse...

favoreceram o coitado do jequetinhonho e ferraram a guria de curitiba...por que será?

Guinada ao norte....consegui disse...

favoreceram o coitado do jequetinhonho e ferraram a guria de curitiba...por que será?